Atualmente, é quase impossível imaginar um telefone celular ou smartphone sem câmera. Fotos, filmagens e até mesmo videoconferência são os principais usos desses acessórios mas com o IP Webcam, seu Android pode fazer ainda mais.
Através de uma conexão de dados, seja ela 3G ou Wi-Fi, o aparelho transmite imagens em MJPG para um endereço IP que pode ser acessado pelo navegador ou por qualquer outro aplicativo – como o VLC, por exemplo – que exiba vídeos em streaming.
Dessa forma, sem precisar instalar nenhum aplicativo a mais em seu computador é possível usar um dispositivo Android com câmera como substituto das webcams USB. Caso você já tenha algum software especial para uma webcam, entretanto, o IP Webcam provavelmente funciona com ele também, dependendo da marca e versão do programa.
A utilização do IP Webcam é muito fácil. Depois de configurar os parâmetros básicos do servidor de imagens que será utilizado para conferir a filmagem no computador, basta tocar em “Start Server” (iniciar servidor). O aplicativo fornece então um endereço IP que deve ser usado no aplicativo escolhido – streaming ou navegador – para obter o vídeo.
Em sistemas Windows, além de funcionar como câmera de segurança e webcam simplificada, o IP Webcam também suporta videoconferências via Skype ou pelo plugin Flash usado em sites como o ChatRoulette.
Para o uso em redes públicas, existe ainda a opção de fornecer um nome de usuário e senha, protegendo assim a o vídeo caso alguém descubra o IP para acesso à filmagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário